Orientar para Vencer

O que é Orientar para Vencer?

O Projeto Orientar para Vencer visa auxiliar os estudantes do PECDB a controlarem as ansiedades e pressões derivadas da fase de escolhas, ajudá-los a se orientarem na tomada de decisões acerca das profissões, assim como oferecer ajuda na organização dos estudos para que, assim, possam alcançar o sucesso.
Pretende-se também auxiliar os professores no que for possível á psicologia.

Objetivos:

  • Controlar a ansiedade, apreensões e elaborar seus conflitos provenientes dessa fase de escolhas, pressões e incertezas em relação ao futuro.
  • Tomar decisões acerca da escolha profissional, por meio do autoconhecimento, análise da situação problema e busca de informações pertinentes, o que é possível através de técnicas desenvolvidas pela área da orientação profissional.
  • Elaborar planos de estudo (envolvendo matérias e horários para estudo) que facilite o estudante a se organizar e otimizar seu processo de ensino-aprendizagem.
  • Na medida do que é possível à Psicologia, auxiliar os professores do Pré-ENEM Comunitário em sua didática, temores, conflitos e estratégias de ensino aprendizagem, criando um espaço de escuta psicológica dos professores.

Local: Este projeto é desenvolvido no Pré-ENEM Comunitário Dom Bosco (PECDB) e extensão, o qual é executado no Centro Comunitário da Igreja Dom Bosco. Será desenvolvido por uma estudante de Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei e pretende atender alunos, professores e coordenação do PECDB.

Público Alvo: Alunos e professores do Cursinho Pré-ENEM Comunitário Dom Bosco.

Faixa etária: Alunos de aproximadamente 18 a 50 anos.

Período: Janeiro a Dezembro.

Número de pessoas atendidas: Aproximadamente 87 pessoas ao ano.

Atividades desenvolvidas:

  • Entrevistas com os estudantes afim de pesquisar quais são os critérios e valores que permeiam suas escolhas, assim como suas aspirações para o futuro.
  • Utilização de questionários biográficos com a finalidade de esclarecer aspectos da vida do estudante e completar dados da entrevista.
  • Discussões de textos que ajudem na reflexão de temáticas que o orientador achar necessário, como, por exemplo, o projeto de vida, profissões, entre outros.
  • Aplicação de técnicas e testes psicológicos.
  • Questionário Vocacional de interesses (QVI), afim de saber sobre os interesses do estudante, para então ajudá-lo a formular suas escolhas.
  • Técnica RO (Técnica das fichas profissionais) que tem a finalidade de trabalhar de forma mais concreta a maneira com a qual o estudante se coloca diante de diversas profissões, permitindo traçar as habilidades e gostos do estudante.
  • Aplicação do painel de relacionamento a fim de saber mais sobre o perfil do estudante e seus gostos.
  • Questionário de avaliação tipológica (QUATI) afim de mapear as características psicológicas do estudante.
  • Utilização de pesquisas na internet e entrevistas com profissionais a fim de esclarecer informações acerca das profissões.

Justificativa:

Segundo Bohoslavsk (1987), a Orientação Profissional é um campo de atividade que envolve o campo pedagógico e psicológico, assim como o nível de diagnóstico, investigação, prevenção e solução da problemática vocacional.
Assim, entende-se por Orientação Profissional os procedimentos que os profissionais da Psicologia utilizam no auxílio de pessoas que enfrentam dificuldades decorrentes da passagem de um ciclo educativo a outro no que concerne a problemática de tomar decisões e fazer escolhas.
Tendo em vista que esse período da vida de enfrentar escolhas é crítico, representa um continuum que vai da saúde à doença e é gerador de sofrimento e mudanças na vida dos indivíduos, vê-se a necessidade de atuar no contexto de pré-ENEM para ajudar as pessoas na escolha de uma carreira, a assumir e compreender a situação que enfrentam e ajudá-los a chegar a uma posição pessoal e responsável.
Além disso, vê-se a necessidade de ajudar os alunos do pré-ENEM comunitário a elaborar planos de estudo, tendo em vista que muitos deles já não estão em contato com o processo de aprendizagem escolar a algum tempo.
De acordo com Monteiro (1980) a atual disputa para se entrar nas universidades gera neuroses, angústias e conflitos nos estudantes, assim, vê-se a necessidade de atuar também com o aconselhamento psicológico, ajudando as pessoas no controle da ansiedade proveniente das pressões dessa situação.

Resultados esperados:

  • Ajudar os estudantes do Pré-ENEM Comunitário a amenizar suas ansiedades, medos e inseguranças provenientes desse processo de escolha profissional.
  • Auxiliá-los a superar a pressão que, apesar de ser um fenômeno natural desse processo, pode ser prejudicial e motivo de adoecimento.
  • Ajudá-los na divisão do seu tempo para estudo, para que, assim, eles possam otimizar seus estudos, facilitando o alcance de seus objetivos.
  • Experiência e crescimento profissional aos voluntários do projeto.

Helaine Silva Borges
Orientação Profissional


Free Web Hosting